sábado, 22 de agosto de 2009

AGONIA E ÊXTASE (Michelangelo Buonarroti)




Início de 1508 (Renascimento) o artista Michelangelo Buonarroti é chamado ao Vaticano pelo papa Julio II para pintar o teto da capela Sistina. A idéia do Papa é a de que o artista pinte as figuras dos doze apóstolos, complementadas com alguns elementos decorativos. Não se achando familiarizado com as técnicas do afresco, já que se considera, antes de tudo, um escultor, Michelangelo tenta inutilmente fugir da encomenda.

Júlio II, manipulado por seu arquiteto, Donato Bramante, que por inveja deseja ver arruinada a carreira do artista, induz o papa a pressionar ainda mais o artista
Não satisfeito com os primeiros esboços, Michelangelo os destrói e desaparece de Roma, indo refletir em Carrara. Furioso, Júlio II ordena que ele seja caçado em toda a Itália. Enquanto isso, em Carrara, ao admirar as nuvens, ele vislumbra várias imagens como, por exemplo, as que representam a criação do homem. Seguro do que quer para o teto da Capela, ele vai ao encontro de Júlio II, em plena frente de batalha, onde expõe suas idéias.

O trabalho da pintura do afresco se inicia, porém avança lentamente, o que provoca a impaciência do papa Julio II. As constantes perturbações do pontíficie com a demora da finalização da obra e com a arte – figuras humanas desnudas - de Michelangelo no afresco provocam discussões entre eles.

Após trabalhar noite e dia na obra e ficar sem comer durante uma semana, Michelangelo cai doente, mesmo sem condições físicas para trabalhar ele reassume a pintura quando descobre que o papa quer passá-la a outro artista.

Depois de quatro anos a pintura finalmente é concluída. E o papa Julio II encomenda a Michelangelo a idéia de uma pintura da cena do Juízo Final na parede que fica por trás do altar da capela Sistina.

Baseado no livro de Irving Stone , Agonia e êxtase mostra a relação de confito e amizade de dois homens – Michelangelo que vive para a arte e o papa para Deus – em torno de sua magnífica obra de arte. Contemplando a obra de arte finalizada, o próprio papa reconhece em Michelangelo um verdadeiro sacerdote de Deus e da arte.


FICHA TÉCNICA DO FILME:

Título Original: The agony and the ecstasy

Ano: 1965

Direção: Carol Reed

País: USA

Gênero: Drama, Biografia

Duração: 138 min

Elenco:
Charlton Heston.......Michelangelo Buonarroti
Rex Harrison..........Papa Júlio II
Diane Cilento.........Condessa de Médici
Harry Andrews.........Donato Bramante
Alberto Lupo..........Duque de Urbino
Adolfo Celi...........Cardeal João de Médici
Tomas Milian..........Raphael
Venantino Venantini...Paris De Grassis
John Stacy............Sangallo
Fausto Tozzi..........Contramestre


Sites e Blogs pesquisados:

# http://www.65anosdecinema.pro.br/Agonia_e_extase.htm

# http://fabimenassi.wordpress.com/2009/03/20/agonia-e-extase-the-agony-and-ecstasy-usa-1965/

Nenhum comentário: