sexta-feira, 24 de abril de 2009

CENSURA!!!!

Juiz proíbe exposição do corpo humano na França


"A justiça francesa proibiu nesta última terça-feira (21/04/2009) a exposição "Corpo humano", que estava sendo exibida em Paris. A mostra, que já percorreu dezenas de cidades ao redor do mundo, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo, recorre a 16 corpos e 225 órgãos para apresentar minuciosamente o funcionamento do corpo humano e seus sistemas.

Em sua decisão, o juiz Louis-Marie Raingeard alegou que a mostra, batizada na França como "Nosso corpo" representa um atentado ilícito ao corpo humano, e que os corpos expostos na galeria Espace 12 carecem de "decência".

- O espaço reservado pela lei para cadávares é o cemitério - escreveu o juiz em sua sentença."

OK, estamos no século XXI e ainda nos deparamos com esse tipo de coisa. O que muito me assusta é isso partir de um "juiz" de um país tão desenvolvido culturalmente, como a França. Fico cá com meus botões, refletindo na inconsequência desse ato e nas possíveis consequências que tal ato provocará em países "subdesenvolvidos culturalmente" como o nosso, por exemplo. Ainda mais nós, macacos de imitação dessa cultura européia! Ai, meu Deus!

Reflexão nº 2: O que seria de Rembrandt e sua "A lição de Anatomia do Dr. Tulp", se vivesse num país onde existisse um juiz como esse senhor Louis-Marie Raingeard? Tudo bem, seu país não era França, era a Holanda, e Holanda é outra coisa (até que me provem o contrário). Aliás, senhor juiz, o que o senhor acha do quadro acima citado?

Vai à exposição quem quer, seu juíz! Se o senhor e outros tantos imbecis se sentem enojados, aviltados ou qualquer outra reação hipócrita, então não vá! Só não tem o direito de cercear a escolha de qualquer cidadão que seja.

Um comentário:

caterpillar disse...

País desenvolvido é outra coisa... E é mesmo!
Sinceramente, nunca pensei que um júiz francês faria tal coisa. Mas enfim, eles fedem do mesmo jeito e nem precisam estar mortos para isso...


PS: Minha palavra foi "mengsti"... essa realmente não faz sentido. :)