sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A HARMONIA DE BUDA (parte 2)

"A lei da causa e efeito é universal. Cada um deve carregar seu próprio fardo de erros e deve percorrer um longo caminho para a sua remissão. Uma vida de simpatia e bondade resultará em boa ventura e felicidade".



"Os desejos humanos são infindáveis. São como a sede de um homem que, bebendo água salgada, não se satisfaz, e sua sede apenas aumenta. Assim acontece com o homem que procura sattisfazes seus desejos. Apenas consegue o aumento da insatisfação e a multiplicação de suas aflições. A satisfação dos desejos nunca é completa. Ela deixa, atrás de si, a inquietude e a irritação que nunca podem ser atenuadas".



"Neste mundo de sofrimento, é natural que os homens pensem e ajam egoisticamente. em contrapartida, porque assim agem, é natural também que o sofrimento e a infelicidade os sigam".



"Não se deve deixar a mente desenfreada. Deve-se mantê-la sob rígido controle".



"Um homem trilhando o caminho da Iluminação é como um boi que carrega uma pesada carga, através de um campo lamacento. se o boi der o melhor de si, não prestando atenção em outras coisas, poderá vencer o lodaçal e repousar. assim, se a mente estiver sob controle e mantida no caminho certo, não haverá nenhuma lama da cobiça que a obstrua, e todo o seu sofrimento desaparecerá".



"Os homens têm a tendência de se mover na direção dos pensamentos. Se cultivam pensamentos de ganância, tornam-se mais gananciosos. Se alimentam pensamentos de ódio, tornam-se mais odiosos. Se nutrem pensamentos de vingança, tornam-se mais vingativos".



"Deve-se abandonar a mente egoísta e substituí-la pela mente que é sincera em ajudar os outros. A felicidade nasce do praticar ações que deixam os outros felizes".



"As cinco faculdades do poder são: a fé, a vontade de se esforçar, a faculdade da boa e segura memória, a habilidade da concentração mental e a sabedoria".



"Não existe nada mais aterrorizador do que a dúvida. A dúvida separa os homens. É o veneno que desintegra amizades e rompe as agradáveis relações. É um espinho que irrita e fere. É uma espada que mata".



"Um amigo insincero e mau é mais temível que um animal selvagem. A fera pode ferir-lhe o corpo, mas o mau amigo lhe ferirá a mente".


No próximo post, mais continuação...

Nenhum comentário: