segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A HARMONIA DE BUDA (parte 1)

"Se nunca esquecerdes o caráter transitório da vida, podereis resistir à ganância, à ira, e podereis também evitar todos os males".



"A mente de um homem pode fazê-lo um iluminado ou uma fera. Corrompida pelo erro, ela torna-se um demônio. Controlai, portanto, vossa própria mente e não a deixeis afastar do caminho correto".



"A vida que não está livre dos desejos e das paixões está sempre envolta com a angústia. Eis o que se chama a verdade do sofrimento".



"A mente, sempre inconstante, é como a corrente de um rio ou como a chama de uma vela. Ou, ainda, como um macaco irrequieto, que não para um momento sequer".



"Tudo é criado, controlado e regido pela mente. Assim como o carro segue o boi que o puxa, o sofrimento segue a mente que se cerca de maus pensamentos e de paixões mundanas".



"Se um homem falar e agir bem intencionalmente, a felicidade o seguirá como sua sombra. Aqueles que agirem mal estarão com a consciência pesada pelo mau ato praticado, o qual implicará a inevitável retribuição em vidas futuras. Mas aqueles que agirem com bons propósitos estarão com a consciência tranquila pelo bom ato perpetrado. Estarão felizes com o pensamento de que os bons atos lhe trarão felicidade em vidas que se seguirão".



"Um homem sábio, reconhecendo que o mundo é somente ilusão, não age como se ele fosse real, escapando, assim, do sofrimento".



"Todos os homens possuem a natureza inata à Iluminação".




"Se um rei é importunado por bandidos, ele deve, primeiro, localizar o seu covil, para depois atacá-los. Assim, quando um homem é acossado pelas paixões mundanas e quiser combatê-las, deve averiguar-lhes as origens".



"A mente que não é pertubada pelas coisas que acontecem, que permanece pura e serena em todas as circunstâncias, é a verdadeira mente e senhor".

Nenhum comentário: